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Tecnologia no RH: qual a importância para o setor e como aplicar?

O que você vai ler no artigo

Com a chegada da tecnologia, não há dúvida de que quase todas as empresas, de diferentes setores de mercado, passaram por mudanças e precisaram se adaptar. Na área de Gente e Gestão, isso não foi diferente.

Para atuar de forma inteligente, é necessário fazer da tecnologia uma aliada na gestão do RH. Mas, como?

O uso da tecnologia no RH permite que as ações estratégicas do departamento sejam mais efetivas. Com recursos tecnológicos e digitais, sua atuação extrapola os limites físicos para facilitar o apoio aos gestores e às demais áreas de uma organização.

Neste post, você vai conferir a importância do uso da tecnologia no setor de Recursos Humanos, seus benefícios, principais ferramentas e como implementar um RH digital.

O que é Tecnologia no RH?

A tecnologia no RH é um recurso utilizado pelas empresas para otimizar seus processos de Gente e Gestão, trazendo mais estratégia e uso de dados para a tomada de decisões. Assim, consiste em todas as soluções digitais usadas pelas equipes de Recursos Humanos para conquistar mais agilidade e eficiência nos processos.

Qual a importância da tecnologia em RH?

O capital humano é um dos bens mais preciosos de uma empresa. A boa gestão de pessoas exige que o setor de RH se mova em direção à modernidade, que antes se apresentava em um futuro distante.

Depois que a tecnologia passou a oferecer ferramentas e soluções para as empresas, diversos departamentos foram beneficiados, entre eles, o próprio RH. Com isso, cada vez mais, as atividades manuais são automatizadas e as decisões são baseadas em dados concretos.

Inteligentes, os processos vão se tornando mais ágeis e dinâmicos, favorecidos por softwares e sistemas específicos para a área. Por meio deles, é possível fazer análise de perfil comportamental, avaliar competências, recrutar e selecionar online. Isso contribui para que o trabalho possa ser feito em qualquer lugar, com flexibilidade e eficiência.

Além disso, os dados e informações extraídos das soluções tecnológicas são mais confiáveis, melhorando a capacidade do RH de tomar decisões com mais segurança.

O papel do RH estratégico

O papel do RH ganhou mais consistência nos últimos anos. Nesse cenário, as novas tecnologias ajudam a alavancar a mudança do departamento.

Hoje em dia, o setor já não é mais unicamente operacional. Mais que isso, ele se tornou um agente de transformação essencial para a condução de processos de Gente e Gestão.

Há uma mudança expressiva na realidade das empresas e no modo de lidar com os colaboradores. O RH estratégico é responsável por aproximar a gestão dos liderados e estimular o trabalho colaborativo, priorizando os resultados do grupo.

Hoje, o RH “sai de trás da mesa” e vai aos departamentos levantar e mensurar resultados sobre o desempenho individual e coletivo. Com a tecnologia, tudo fica mais simples, considerando as soluções disponíveis para auxiliar o trabalho da área.

A inovação se faz presente, deixando de ser tendência para fazer parte da rotina corporativa. O trabalho do RH está voltado para ajudar a empresa a se desenvolver, alcançando novos patamares e se destacando no mercado.

Quais os benefícios e impactos da tecnologia no RH?

O uso da tecnologia no RH traz benefícios que podem ser percebidos no médio e longo prazo. Essa é uma incorporação importante e necessária para que o RH consiga acompanhar as práticas recentes da área no mercado.

Veja, a seguir, oito dos principais benefícios de utilizar a tecnologia em Recursos Humanos!

1. Tarefas automatizadas

As atividades manuais (em que muitas vezes ocorrem falhas e geram retrabalho) podem ser reduzidas ou eliminadas com a implementação da tecnologia nas empresas.

A coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados é facilitada, por exemplo, pela integração e centralização em um mesmo ambiente. Para isso, é possível utilizar soluções de ATS ou plataformas de gestão de pessoas e dados. Mas, atenção! O equilíbrio entre a automatização e as competências dos colaboradores é vital para esse processo.

Todo o cadastramento dos colaboradores pode ser otimizado. Isso traz mais agilidade nas avaliações de desempenho e de perfil, por exemplo — seja para verificar as competências e habilidades do quadro ativo, ou para embasar a decisão dos gestores sobre possíveis substituições e contratações.

Para melhores resultados, o ideal é que a sua força de trabalho seja incluída nas soluções, aperfeiçoamento e nos treinamentos de uso das novas ferramentas.

2. Mensuração de resultados

Os resultados são essenciais para mensurar o desempenho de uma empresa, sobretudo, no que depende da atuação dos colaboradores. Dessa forma, o departamento de RH consegue dimensionar e avaliar possíveis pontos de melhorias.

Além disso, o custo-benefício relacionado à mão de obra consegue ser melhor avaliado. Afinal, essa avaliação mostra se a empresa está ou não no caminho certo. A partir disso, é possível entender se as entregas dos profissionais estão de acordo com que a empresa precisa para crescer.

3. Atividades simplificadas

Mesmo as tarefas mais complexas podem ser simplificadas pela tecnologia. Por meio das plataformas e softwares corretos, o RH consegue atuar de forma sistemática, alinhando as atividades do setor com as demandas das outras áreas.

O processo de recrutamento e seleção realizado de modo online é um bom exemplo de simplificação das atividades. A automatização possibilita a divulgação de vagas e a triagem de currículos, assim como a seleção de perfis mais compatíveis para compor as vagas em aberto.

4. Otimização do tempo

Outro fator importante sobre o uso de novas tecnologias no RH é que o tempo empregado em determinadas atividades pode ser otimizado. Há um ganho em produtividade, considerando a redução de carga horária dedicada a certos processos e procedimentos.

O envio de um e-mail, a entrevista por vídeo e a aplicação de testes, por exemplo, são algumas das atividades do RH que tomam um tempo que poderia ser mais bem empregado.

Uma boa ferramenta oferece mais liberdade de horários para se dedicar às ações estratégicas do departamento.

5. Aceleração dos processos

Se por um lado a tecnologia potencializa o tempo útil do RH, por outro, possibilita uma aceleração de processos, com respostas mais precisas e ágeis. Isso ocorre pois os dados que o sistema armazena podem ser consultados em poucos minutos.

Com um menor fluxo operacional e a maioria dos processos passando por um sistema (dependendo do tipo de solução usada), até fora do departamento será possível acessar as informações necessárias.

6. Melhoria da comunicação interna

Ferramentas integradas diminuem os ruídos na comunicação e facilitam a interação entre os setores. Assim, o RH tem a chance de se comunicar com os colaboradores diretamente (via chatbot ou assistente virtual, por exemplo). Isso tanto para divulgar a abertura de processos seletivos internos ou de recrutamento misto, quanto para emitir notas de interesse coletivo.

Um dos desafios mais complexos nas empresas é justamente não ter um canal oficial de comunicação. Com a tecnologia no RH, é possível implementar uma solução que deixe clara todas as intenções e práticas da empresa que envolvam as equipes.

6.1 Redes sociais corporativas

As redes sociais corporativas, diferentemente das plataformas de uso pessoal (Instagram, Facebook etc), trazem uma proposta exclusivamente profissional.

Com o uso de plataformas específicas para demandas relacionadas ao trabalho, a divisão de ambientes e a sensação de “se desconectar” colaboram para o bem-estar das pessoas na empresa.

Além disso, organiza as informações e a comunicação empresarial, tornando os processos mais ágeis e estratégicos.

7. Acompanhamento por indicadores de desempenho

Monitorar o desempenho da empresa e dos colaboradores por meio de indicadores é essencial. Afinal, proporciona mais segurança para possíveis intervenções e sugestões do RH aos gestores.

A gestão informatizada também assegura uma leitura imparcial, em que a sistematização não abre espaço para “achismos”. Com isso, a equipe do RH atua em um plano neutro, focado nas estratégias organizacionais, em que os talentos são colocados no centro do negócio.

A partir disso, os planos de ação são estruturados com base nos indicadores de desempenho, representados por gráficos e relatórios consolidados.

8. Aumento da produtividade

A produtividade é um tema amplamente discutido pela gestão de inúmeras empresas. Afinal, como tornar as equipes mais produtivas?

O trabalho do departamento de RH está ligado às outras áreas, ou seja, boas contratações vão alocar profissionais competentes às funções adequadas. Os resultados positivos mostram a produtividade dos setores, que são refletidos na alta performance dos colaboradores.

Além disso, o ganho de eficiência proporcionado pela tecnologia fortalece o trabalho estratégico do RH. Nada melhor do que ter um departamento dinâmico e proativo.

fonte: gruposelpe.com.br

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