Quando uma organização busca por profissionais, ela precisa fazer a divulgação das vagas e a atração de candidatos para participar da seleção. Nós chamamos esta etapa do processo de recrutamento. Com a revolução nas telecomunicações e os novos recursos tecnológicos, o RH percebeu que podia contar com a informática para agilizar suas atividades. O recrutamento online veio surgindo aos poucos e ganhando cada vez mais espaço nas organizações.
E então? Pronto para conhecer essa ferramenta inovadora da gestão de pessoas e não deixar sua organização desatualizada? Confira nosso post, produzido pela Jabur RH – empresa que desenvolve sistema para a gestão de RH – e saiba mais!
Como funciona o recrutamento online?
O recrutamento online é quando a organização divulga vagas de emprego no meio virtual, através de páginas especializadas. Ela recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. A plataforma também permite a visualização das vagas disponíveis e concorridas pelo candidato na organização.
Em alguns processos, a organização pode incluir testes virtuais, por exemplo quando a vaga disponível necessita o conhecimento de uma ferramenta específica. Além disso, a comunicação pode ser feita pela plataforma ou e-mail, inclusive para as convocações e devolutivas das etapas da seleção.
Quais as vantagens do recrutamento online?
O uso de recursos tecnológicos no processo de recrutamento ganhou muito espaço nas organizações porque traz uma série de benefícios. Confira abaixo as maiores vantagens!
Facilidade de cadastramento e acesso
O recrutamento online torna muito mais fácil a identificação da vaga e a candidatura para ela. Para isso, basta cadastrar o currículo e enviá-lo pela web para a organização.
Dessa forma a área de Recursos Humanos têm mais opções para avaliar, sem restrições por causa de distâncias. Candidatos muito competentes às vezes podem estar um pouco longe, mas com a ferramenta, é possível superar esse entrave.
O recrutamento pela web também facilita a acessibilidade. Pessoas com deficiência, com variadas condições financeiras ou com dificuldades de horários podem encontrar vagas e se candidatar com praticidade, custos reduzidos e sem dificuldades com mobilidade.
Praticidade na atualização de dados
Às vezes quando a organização mantém um banco de currículos por muito tempo, os dados ficam desatualizados, o que pode dar trabalho para o RH. Imagine você tentando contatar o candidato para o agendamento de uma entrevista e descobrindo que o número de telefone ou o email dele mudaram.
Com o recrutamento online, o profissional atualiza seus dados com um simples acesso. A organização para convocá-lo pode entrar em contato sem dificuldades. Isso otimiza as ações da equipe de RH responsável pela gestão de pessoas.
Eliminação da duplicidade de currículo
Na triagem de currículos, é comum o que o RH receba mais de uma vez o mesmo currículo de candidato. Ou a repetição passa despercebida que acaba levando o desgaste e erros da gestão de pessoas.
Os meios virtuais evitam a repetição de informação. A própria plataforma virtual maneja os dados de forma que não aconteça a duplicidade de currículos. Com isso a equipe de RH pode concentrar seus esforços na assertividade do recrutamento e da seleção, não perdendo o foco para falhas operacionais.
Padronização do currículo
Às vezes ocorrem casos de algumas pessoas não terem tanto conhecimento sobre a montagem do currículo e escreverem coisas desnecessárias e indevidas. É comum ocorrer também a falta de dados importantes. Isso pode gerar desgaste e fazer os profissionais de RH perderem tempo.
As plataformas de recrutamento virtuais pedem o preenchimento de várias informações no cadastro. Dessa forma, os currículos vêm padronizados e os gestores de Recursos Humanos podem fazer a triagem com facilidade, sem problemas com informações faltosas ou totalmente inadequadas para o progresso.
Redução de custos e ganho de tempo
O profissional e a organização saem ganhando quando se trata de custos com o recrutamento online. Divulgar as vagas no meio virtual implica em gastos mínimos, diferentemente da terceirização desse serviço ou da divulgação em jornais ou murais públicos.
Além disso, o candidato evita gastos com impressão, envelopes e deslocamento para entregar o currículo. Ele envia suas informações pela internet, podendo contatar várias organizações em um curto período de tempo.
fonte: metadados.com.br