Levantamento revela os impactos do futuro do trabalho no setor, destacando oportunidades de inovação e estratégias para retenção de talentos
O setor do varejo enfrenta desafios únicos quando o assunto é gestão de pessoas. Segundo o “Censo do RH 2024” realizado pelo WallJobs, primeira plataforma 100% digital para gestão de contratos de estágio, a alta rotatividade (45%) e a complexa gestão de horários flexíveis (30%) são os maiores obstáculos para profissionais de Recursos Humanos que atuam nesse segmento, impactando diretamente a operação e a experiência do consumidor.
Henrique Calandra, fundador do WallJobs, destaca que o fluxo constante de entradas e saídas de colaboradores, especialmente em posições operacionais, dificulta a construção de equipes consistentes e pode prejudicar a qualidade do atendimento ao cliente. “Além disso, a gestão de horários flexíveis, mencionada pelos entrevistados, também ocupa uma posição de destaque. A sazonalidade e os turnos variados exigem um nível de planejamento logístico que muitas empresas ainda não dominam, o que gera impacto tanto na eficiência quanto na satisfação dos funcionários, especialmente em altas temporadas, como no Natal, época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a comprar”, afirma.
Apesar dos obstáculos, o setor de RH no varejo têm demonstrado ambição em diversas áreas. 35% dos profissionais têm como prioridade o desenvolvimento de habilidades operacionais de suas equipes, com foco em melhorar a eficiência e a produtividade em funções-chave, como atendimento ao cliente e vendas. Outro dado destaca o crescente interesse pela automação de processos, considerada por 20% dos entrevistados uma solução essencial para simplificar a gestão de horários e o controle de inventário, além de reduzir erros e agilizar as operações.
O estudo também trouxe insights valiosos para empresas que buscam soluções estratégicas. A implementação de programas de retenção de talentos, com benefícios atraentes e oportunidades de crescimento, é vista como essencial para reduzir a rotatividade. Por sua vez, a adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão de horários tem o potencial de transformar o cenário, proporcionando maior flexibilidade aos funcionários e aprimorando a precisão operacional das empresas.
“Apesar dos desafios, o varejo apresenta inúmeras oportunidades para empresas que desejam se destacar – seja por meio da adoção de novas tecnologias, seja investindo no desenvolvimento de pessoas. Com o reconhecimento crescente da importância do RH para eficiência e inovação, este é o momento ideal para implementar iniciativas que alinhem as demandas do mercado ao bem-estar dos colaboradores”, conclui o especialista.
Metodologia: o Censo do RH contou com a participação de profissionais de Recursos Humanos com idades entre 24 e mais de 54 anos, dos gêneros feminino e masculino. O estudo incluiu empresas de diversos portes e setores, como serviços, indústria, tecnologia, varejo, saúde, educação, construção e consultoria, para uma visão ampla e representativa do mercado.
Para acessar o relatório da pesquisa completa, clique aqui.
Sobre o WallJobs
O WallJobs é a primeira HR Tech brasileira que oferece uma plataforma 100% digital e automatizada especializada na gestão de contratos de estágio, integrando os RHs das empresas, universidades e estudantes. Dominando todos os aspectos da lei do estágio, sua tecnologia avançada, conseguiu automatizar os processos relativos ao programa de estágio de qualquer instituição, acelerando o onboarding, melhorando a experiência do estagiário, eliminando a burocracia e assegurando a conformidade com todas as regulamentações legais brasileiras de forma eficiente e segura.